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Sobre nós

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

A educação inclusiva no Brasil é respaldada por um sólido arcabouço legal que assegura o direito de estudantes com deficiência ao ensino em classes regulares. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) estabelece que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, promovendo a inclusão plena e efetiva. ​

 

Apesar dos avanços legislativos, muitas escolas públicas e privadas ainda enfrentam desafios na implementação efetiva da educação inclusiva. Embora haja um crescimento nas matrículas de estudantes com deficiência em classes comuns, indicando maior confiança das famílias na inclusão escolar, ainda existem barreiras significativas, como a falta de formação adequada de professores, infraestrutura acessível e automação dos dados que abrangem essa questão.

 

A recusa de matrícula ou a falta de adequações necessárias por parte das escolas tem levado a um aumento no número de processos judiciais movidos por pais e pelo Ministério Público contra instituições que não cumprem a legislação. Negar matrícula a estudantes com deficiência é considerado inconstitucional e pode configurar crime.

A Unnos+

Diante desse cenário, famílias de crianças com deficiência têm se tornado mais ativas na busca por escolas que ofereçam um ambiente inclusivo e adequado às necessidades de seus filhos. Muitos pais enfrentam desafios significativos para garantir a matrícula e a permanência de seus filhos em escolas regulares, recorrendo frequentemente a órgãos como o Ministério Público para assegurar esse direito. ​

 

Nós da Unnos+, chegamos com experiEsse panorama evidencia uma lacuna crescente por soluções que auxiliem as escolas na efetivação da educação inclusiva, garantindo não apenas o cumprimento da legislação, mas também a promoção de um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade.

 

 

Em algumas regiões, observa-se maior mobilização em prol da educação inclusiva, com iniciativas que buscam capacitar educadores e adaptar as escolas para receber todos os alunos. Entretanto, dados específicos sobre quais estados ou municípios estão mais avançados nessas ações são limitados.​

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